Project Description
A psicopedagogia é uma área de encontro entre diversas ciências, tais como psicologia, pedagogia, neurociências que se unem para fundamentar a prática psicopedagógica, tendo atuação na prevenção e no tratamento das dificuldades ou dos distúrbios de aprendizagem.
A prática do psicopedagogo se embasa na parceria com outros profissionais, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, professores e entre outros, estes são parte integrante de uma equipe multidisciplinar que se faz imprescindível para o diagnóstico e intervenção nas dificuldades ou nos transtornos de aprendizagem.
A Psicopedagogia tem como objetivo identificar as dificuldades e problemas de aprendizagem, para assim sanar as lacunas encontradas na aprendizagem. Também possibilita o acesso ao conhecimento, incentivando e facilitando o aprendizado, além de trabalhar as motivações e o interesse pelos estudos.
O atendimento clínico pode ser realizado com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para que o diagnóstico clínico ocorra deve se investigar os fatores que estão envolvidos no processo de aprendizagem, estes normalmente estão atrelados a questões cognitivas, emocionais, sociais e/ou pedagógicas.
Desta maneira, o trabalho psicopedagógico se divide em dois momentos: a avaliação diagnóstica e a intervenção psicopedagógica.
Avaliação diagnóstica
A avaliação psicopedagógica dura em torno de 6 a 8 sessões. As sessões são baseadas em atendimento direto ao paciente, com os responsáveis e com a escola. A entrevista com os responsáveis tem como objetivo obter informações a respeito do desenvolvimento do paciente.
As sessões realizadas com o paciente o submete a testes psicopedagógicos a fim de identificar as possíveis origens das queixas das dificuldades. Ao fim ocorre a devolutiva aos responsáveis, evidenciando o prognóstico e os passos para que a intervenção ocorra, quando necessário o paciente é encaminhado a outros profissionais.
Intervenção psicopedagógica
A intervenção psicopedagógica tem como finalidade o desenvolvimento das habilidades que se encontram em defasagem, para tal um plano é elaborado, visando a individualidade e potencialidade de cada paciente. O tempo de duração varia conforme, a necessidade de cada individuo.