Project Description

É a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais. O objetivo principal é diagnosticar, prever e tratar os transtornos mentais e emocionais. Como tais processos, sentimentos, emoções e os aspectos mentais não são observáveis, diretamente, o comportamento se torna objeto principal de estudo científico.

Entre as principais correntes da psicologia contemporânea, podemos destacar a Psicologia Comportamental, ou melhor, definindo a Análise do Comportamento como sendo uma ciência natural que estuda o comportamento humano, a partir da interação entre organismo e ambiente, formulada por B. F. Skinner (psicólogo e autor norte-americano). Após essas descobertas, inúmeras técnicas aplicáveis ao ser humano foram formuladas, e este estudo está entre os mais competentes e cientificamente reconhecidos, e as técnicas de tratamento derivadas deste estudo são as mais aplicadas no tratamento de transtornos psiquiátricos.
Nossa prática está embasada na intervenção ABA (Applied Behavior Analysis), traduzindo, Análise do Comportamento Aplicada e na TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), entre outras.

O papel da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no Transtorno do Espectro Autista

De acordo com Lovaas (2002), demonstra-se que o autismo – mais que uma doença ou dificuldades a serem ultrapassadas – apresenta sim, um conjunto de comportamentos que podem e devem ser desenvolvidos, utilizando-se de procedimentos de ensinos específicos disponibilizados com eficiência pela terapia ABA. Estudos têm mostrado que cerca de 80% dos casos de TEA (Transtorno do Espectro Autista) submetidos a intervenções baseadas em ABA, mostram boa ou excelente evolução. Esta afirmação nos faz concluir que os indivíduos com comportamentos-problema suprem de maneira expressiva seus déficits, necessitando de pouco ou até nenhum apoio em diferentes âmbitos sociais, após intervenção em ABA.
A terapia ABA vem atendendo, com sucesso, uma das mais expressivas demandas sociais que são os tratamentos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Atrasos de Linguagem, Dificuldades de Aprendizagem, Déficit de Atenção, X Frágil, Síndrome de Down, Transtorno Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDHA).

Terapia Cognitiva Comportamental – TCC
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem da psicoterapia, proposta e desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck (Professor de Psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, em Philadelphia). Aaron Beck, em seus estudos, observou que alguns de seus pacientes apresentavam alteração emocional e comportamental, estabelecendo uma visão distorcida de si mesmo, do meio em que vive e de seu futuro, formatando o que chamamos de crenças centrais, as quais são instituídas e/ou instaladas desde a infância, sendo reafirmadas durante toda a vida.
As práticas psicológicas em TCC demonstram que o que nos afeta é a maneira como interpretamos os acontecimentos, e não o fato em si. Desta forma o papel do terapeuta no processo é de conscientizar, fortalecer e emponderar o paciente, de maneira que ele seja o agente de transformação de suas demandas.
A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem indicada para tratar diversos transtornos, tais como: Transtorno de Ansiedade, Transtorno Depressivo, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno Bipolar, entre outros.

  Horário de Funcionamento

Segunda a sexta-feira
8h00 – 20h00

Agendar Consulta